terça-feira, 4 de março de 2014

Como o sonho Começou


Em 2011 eu conheci o livro “Casais Inteligentes enriquecem juntos” do renomado guru de Finanças Gustavo Cerbasi. Foi nessa obra que eu soube o que é Independência Financeira e desde então foi criado em mim o desejo de alcançá-la. Depois fui lendo livros que só fizeram fortalecer a vontade de tornar real o sonho de ser independente como “Pai Rico Pai Pobre”, “Dinheiro: Os Segredos de quem tem”, “Mais Tempo Mais dinheiro”, “Cartas a um jovem Investidor” e outros.
Além do salário da época de R$ 1.200, eu tinha outra fonte de renda com as minhas 3 motos que meu irmão alugava como Moto-Táxi por mim na minha cidade e de lá vinham mais R$ 400 mensais de cada uma delas.
Nesse período eu me tornei uma máquina de guardar dinheiro heheheh. Em quase tudo eu enxergava uma forma de economizar.
A empresa em que eu trabalhava me dava, por exemplo, um valor x padrão para eu almoçar e jantar aonde bem entendesse  (às vezes eu precisava ficar trampando até de noitinha).De manhã eu almoçava pratos mais baratos do que o valor que me davam e de noite eu ia comer em casa. Isso sem contar as maratonas de corrida que eu fazia voltando do trabalho pra casa pra guardar a grana do transporte que eu recebia. Todo santo dia eu atualizava minha planilha de economia e vendo meu humilde patrimônio crescer só fazia aumentar o gás pra continuar dessa forma.
Com o sucesso do aluguel das motos, eu empolgado deixei de lado um conselho primordial e básico que todo bom investidor TEM QUE SEGUIR: “Nunca coloque todos os seus ovos numa cesta só”. E toda minha furiosa economia diária era destinada à compra de novas motos.
O INICIO DO QUASE FIM

Toda manhã antes de ir ao trabalho eu prestava contas com meu irmão mais velho do aluguel das motos. Mas chegou um tempo em que os calotes que os motociclistas davam começaram a se tornar mais freqüente. Quando eu me dei conta da crise, percebi que motos estavam sendo presas no curral pq motoristas estavam andando sem capacete e sem habilitação, outras estavam quebrando devido o mau uso dos condutores. Final da história: Sem dinheiro pra conseguir com a venda das motos cheias de multas, minha CNH cheia de pontos (por causa das infrações feitas pelos motociclistas safados) e todo o dinheiro engajadamente economizado com minhas peripécias diárias e que haviam se transformado na aquisição de novos veículos se tornaram sucata de moto da noite pro dia. Nada pôde ser aproveitado.
Com isso meu desânimo foi geral. Eu senti que todo meu trabalho de economia foi em vão. Aquele jovem que gostava de economizar virou um rapaz displicente com as suas finanças. Nessa época também eu já havia pedido demissão do meu trabalho por questões de incompatibilidade de salário x desempenho e meu chefe não estava disposto a me valorizar.


Um mês antes da chegada do meu primeiro filho (hoje com 6 meses de idade) e desempregado, eu resolvi abrir uma empresa concorrente à minha antiga companhia aonde eu era funcionário. Are de atuação: Exportação através da venda de Consumo de Bordo para navios estrangeiros que chegam no Brasil (quem sabe eu falo mais sobre esse tipo de trabalho em um post futuro).
Só que hoje eu sou o Boss. Eu trabalho enriquecendo a mim mesmo e não os outros (que é o que faz um funcionário pro seu patrão)
O lucro(que foi sensacional) do primeiro semestre de vida da minha nova empresa foi toda destinada ao sustento de minha nova família e também na quitação de dívidas que eu adquiri com a minha vida antes regalada.
Hoje graças à Deus o ânimo para economizar e investir voltou. Hoje mais prudente e mais maduro, eu volto a fazer um novo projeto para alcançar minha independência financeira. Seguem os números do projeto:
            Aporte Mensal: De 10 a 15 mil reais.
            Investimento Atual: Não há.
            Investimentos Futuros: Aquisição de ações na bolsa de valores e compra e venda de imóvel.
            Patrimônio Alvo: R$ 700.000
            Rendimento mensal depois de alcançada a independência financeira: R$ 9.000

            É isso aí galera. Desculpa pelo post longo, mas foi de boa vontade que resolvi contar pra vocês um pouco de como esse sonho pra alcançar a IF começou, meu tombo e meu recomeço do zero (do zero não e sim da conta vermelha).
            Nunca Pare de Sonhar !
           

            Abraços e até meu próximo post com a amostra do meu Patrimônio Líquido.  

4 comentários:

  1. História interessantíssima Simples. Vc já tem um histórico do aporte indicado no post?

    traderlusitano.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá TL, na época só naquelas "brincadeiras" eu já estava na casa dos 50k.

    ResponderExcluir
  3. Sem querer ser muito estraga prazer, para os 5 mil mensais que você deseja, o valor interessante seria algo em torno de 1,2 milhão e não 500 mil como você indicou em sua meta.
    PPF

    ResponderExcluir
  4. É verdade PPF! Quanto maior seu patrimônio, melhor pra vc que pode colocar sua carteira em investimentos menos arriscados.
    A idéia é a seguinte:
    Quando eu chegar nos 500k, eu ainda acredito que minha empresa continuará existindo porém eu ficarei só administrando e até lá terei mais funcionários capacitados por mim pra fazer o que eu faço hoje além da gestão.
    Mas acredito que nessa hora (daqui a 30 meses), com esse valor eu devo ter alcançado a IF pois o custo de vida aonde eu moro é bem menor.
    Lógico que depois dos 500k e já com a IF realizada, a busca pelo primeiro milhão ainda vai continuar.

    ResponderExcluir